Efeitos de estresses abióticos (alta temperatura, estresse hídrico e salinidade) em plantas de pimentas enxertadas

Resumo:

Atualmente, os estresses abióticos são uma das principais limitações na produção agrária e segurança alimentar. Uma maneira de evitar os estresses ambientais, através do prisma de uma gestão integrada e ecológica de cultivo, é a utilização de plantas enxertadas, como estratégia de adaptação. No cultivo de pimenta, cultura de grande importância econômica na Espanha, sua menor aderência é devido à ausência de porta enxertos adaptáveis às condições de estresse abiótico (temperaturas elevadas, secas e salinidade das águas e solos) do mediterrâneo. O objetivo deste estudo está focado em analisar as respostas da pimenta frente a condições de elevadas temperaturas: estudos fisiológicos de plantas de pimenta enxertadas e sua comparação com as plantas não enxertadas submetidas a alguns estresses abióticos (estresse supra-térmico, salinidade e estresse hídrico).

Palavras-chave:

atividade antioxidantes, fotossíntese, produção, fluorescência, enxertia.

Beneficiário:

Lucas Giovani Pastore Bernardi

Orientadora no Exterior:

Angeles Calatayud (IVIA – Valencia/ESP)

Orientador No Brasil:

Daniel Baron

Agência de Fomento:
FAPESP

Link e/ou DOI desta publicação:
No aguardo

Situação: