Tecnologia QR Code em um Jardim Sensorial como ferramenta de estudo: um estudo de caso no município de Buri/SP

RESUMO

O ‘Jardim Sensorial’ (JS) é considerado um ‘Ambiente Informal de Ensino’, porém tal abordagem metodológica não é utilizada no Brasil. Os estudantes com acesso a smartphones e tablets acabam substituindo o tempo de estudo, pelo uso de aplicativos aleatórios. A instalação de QR Code em um JS é inovador, raramente descrito na literatura e pode atrair a atenção de estudantes. Pretendemos testar a hipótese de que estudantes da Rede Pública de Ensino, em contato JS, não apresentam melhor compreensão de conteúdos botânicos lecionados em aula. O estudo investigará se o uso do JS com QR Code auxiliará na aprendizagem botânica. Serão selecionados entre 20 a 30 estudantes, agrupados em duas equipes, em que somente uma das equipes terá acesso ao JS. Serão aplicados instrumentos avaliativos para avaliar e comparar o conhecimento botânico, antes e após a visita ao JS. Espera-se que a atividade promova o aprendizado botânico, a partir do contato e conhecimento dos jovens sobre organografia vegetal.

Palavras-chave: Extensão universitária, fisiologia vegetal, rede-publica-de-ensino

Estudante-orientado: Realizar processo seletivo!

Professor-Orientador: Daniel Baron

Ciclo: (aguardar situação pós COVID-19)

Link e/ou doi desta publicação: Em construção