TECNOLOGIA QR CODE EM UM JARDIM SENSORIAL COMO FERRAMENTA DE ESTUDO: ensino médio da rede pública de ensino

RESUMO

A utilização de Jardins Sensoriais como ferramenta de estudo e integração com espaços informais vem sendo cada vez mais reconhecidos no Brasil e, aliado a tecnologias apropriadas para a difusão do estudo como, por exemplo, a do Qr Code, certamente facilitarão a difusão do conhecimento e a atenção do público jovem. O objetivo do presente estudo foi avaliar o aprendizado e o conhecimento dos estudantes de ensino fundamental da Rede Pública de Ensino com assuntos de botânica e as características de cada planta. As espécies vegetais com características morfológicas específicas pertencentes a diferentes famílias botânicas foram conduzidas em um ambiente não formal de ensino, adotando-se a implantação de um Jardim Sensorial com uso de Qr Code sendo algo inovador, que auxiliara no processo de aprendizagem dos estudantes. Sendo assim, foram selecionados 20 estudantes da rede pública, divididos em dois grupos, onde um grupo teve acesso ao ambiente não formal de ensino e outro não teve acesso ao Jardim Sensorial. Após isso, foi aplicado questionários para avaliar o conhecimento botânico entre os estudantes, antes e após a visita ao Jardim e, com base nos resultados obtidos foi comparado as respostas dos dois grupos de estudantes, mostramos que a junção da tecnologia em um ambiente não formal de ensino em contato “in loco” com diversas espécies vegetais contribuiu para o aprimoramento do conhecimento em organografia botânica.

Palavras-chave: Botânica, Jardim Sensorial e Qr Code.

Estudante-orientado: Pedro Henrique Furquim Cordeiro

Professor-Orientador: Daniel Baron

Ciclo: 2018-2019

Link e/ou doi desta publicação: Em construção