Grupo de Pesquisa e Extensão Universitária em Fisiologia Vegetal – PExFisio oferta ao público, gratuitamente, curso intitulado "Fisiologia do Estresse Vegetal"

CURSO DE FISIOLOGIA DO ESTRESSE VEGETAL

RESPONSÁVEIS PELO CURSO: Estudantes do Grupo de Pesquisa e Extensão Universitária em Fisiologia Vegetal (PExFisio) da Universidade Federal de São Carlos campus Lagoa do Sino/CCN. Para mais informações, consulte:
E-mail - pexfisiols@gmail.com;
Instagram - https://www.instagram.com/pexfisiols/.

PÚBLICO-ALVO: Interessados de diferentes áreas podem participar.

OBJETIVO DO CURSO: O curso de Fisiologia do Estresse introduzirá, de forma objetiva e breve, os principais conceitos e classificação dos estresses em plantas, permitindo ao participante conhecer algumas questões relacionadas à fisiologia vegetal que possam intervir no desenvolvimento de atividades ambientais e socioeconômicas, tratando de discutir a grande relevância desse ramo na atualidade. Além disso, o referido curso é voltado para quem deseja compartilhar conhecimentos, trocar experiências e expandir o seu networking, bem como para quem almeja uma aplicação mais rápida e prática de assuntos voltados à Fisiologia do Estresse.

EMENTA:
Módulo 1:

• ‘Panorama celular vegetal’;
  • ‘Água no vegetal’;
  • ‘Elementos minerais’;
  • ‘Fotossíntese’ subdividida em:
    ‘Parte 1 - Fase Fotoquímica’;
    ‘Parte 2 - Fase Bioquímica’;
    ‘Parte 3 - Respiração Celular’.
  • ‘Reguladores e fitohormônios’;
  • ‘Germinação e Desenvolvimento Inicial’.

Módulo 2:

• ‘Estresse’;
  • ‘Estresse luminoso’;
  • ‘Estresse hídrico’;
  • ‘Estresse nutricional’;
  • ‘Estresse salino’ subdivido em:
    ‘Parte 1‘;
    ‘Parte 2’;
  • ‘Estresse mecânico’;
  • ‘Estresse térmico’.

METODOLOGIA DO CURSO: Será na modalidade 100% online (canal oficial da PExFisio na plataforma YouTube, PExFisio LS - YouTube), com total de 15 horas. O material de estudo do curso compreende aulas e respectivos formulários avaliativos. Serão 16 aulas assíncronas disponíveis com duração de cerca de 15 minutos, com a possibilidade de assistir as gravações. Salienta-se que o curso oferecerá certificado ao final.