Grupo de Pesquisa e Extensão Universitária em Fisiologia Vegetal – PExFisio oferta, gratuitamente, treinamento técnico laboratorial (atividade extensionista) sobre ‘métodos espectrofotométricos para determinação de enzimas antioxidantes’

A atividade de extensão foi aberta e gratuita para toda a comunidade “Lagoa do Sino” e contou com a presença de estudantes regularmente matriculados nos cursos de: Engenharia Agronômica, Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental.

O treinamento foi conduzido pela Dra. Amanda Cristina Esteves Amaro Baron, docente na Instituição de Ensino Superior – IIES (Itapetininga/SP); pelo Engenheiro Agrônomo e ex-integrante PexFisio Lucas Giovani Pastore Bernardi (Mestrando do Programa de Pós-graduação em Tecnologia da Produção Agrícola, Instituto Agronômico de Campinas, IAC); e pelo Coordenador do grupo de estudos PExFisio Daniel Baron. Ao total, o treinamento disponibilizou 15 vagas, com uma carga horária de 40 horas.

O treinamento teve enfoque na formação acadêmica multidisciplinar ao proporcionar oportunidade em revisar técnicas laboratoriais ligadas à Bioquímica de plantas ou, ainda, contato inicial com técnicas e avanços tecnológicos ligados a aspectos fisiológicos do metabolismo vegetativo. As atividades práticas foram realizadas no Laboratório de Fisiologia Vegetal e Bioquímica pertencente ao campus Lagoa do Sino.

As técnicas abordadas no treinamento foram realizadas em 5 encontros presenciais, especificamente nas datas 09 de março 2019 (Treinamento ‘Métodos de coleta e extração de enzimas antioxidantes’) 01 de junho (Treinamento ‘Determinação de atividades das enzimas Superóxido Dismutase e Peroxidase’), 08 de junho  (Treinamento ‘Determinação de atividade da enzima Catalase, quantificação de proteínas’), 15 de junho (Treinamento ‘Peroxidação de lipídios e análise de resultados’) e dia 21 de setembro (Treinamento ‘Quantificação de Prolina e Compostos Fenólicos’).

Entre os ganhos técnico-laboratoriais, houveram avanços em relação a: familiarizar os estudantes ingressantes, ou aqueles que ainda não cursaram conteúdos de Fisiologia Vegetal; fortalecer o conhecimento de ensino, pesquisa e extensão em Fisiologia Vegetal; e potencializar estudos de Iniciação Científica e Extensão Universitária sobre o tema.

Realização da curva padrão da caseína (08/06/2019). Os reagentes encontram-se em repouso para posterior leitura de absorbância a 595 nm em espectrofotômetro (Fonte: D. Baron). Maceração das amostras vegetais para posterior preparo do extrato enzimático (15/06/2020). De cima para baixo: Yuri Eduardo, Gabriel Bortoloti, Luis Rodrigo, Dra. Amanda e Mayra Silva (Fonte: D. Baron). Integrantes do grupo Pesquisa e Extensão Universitária em Fisiologia Vegetal – PexFisio em 15de junho de 2019. Da esquerda para direita: Luis Rodrigo, Dra. Amanda, Mayra Silva, Yuri Bauer, Gabriel Bortoloti e Prof. Daniel Baron (Fonte: D. Baron)